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Meu aluno comprou com o e-mail errado, como alterar o e-mail?

Quando um aluno efetua a compra com um e-mail incorreto e você precise corrigir isso, pode adicionar um novo aluno com o e-mail correto e depois remover o aluno com o e-mail inválido.


Veja como no artigo abaixo:


[Como adicionar ou remover alunos manualmente?
](https://ajuda.cakto.com.br/pt/article/como-adicionar-ou-remover-alunos-manualmente-1dgoptl/)


Não é possível simplesmente alterar o e-mail, pois seu aluno pode ter adquirido outros cursos na plataforma Cakto usando esse e-mail. Isso abriria uma brecha de segurança, permitindo que qualquer pessoa alterasse o e-mail de outro usuário, o que comprometeria o cadastro.


Por isso, a recomendação é adicionar um novo aluno com o e-mail correto e remover o e-mail incorreto da sua área de membros.


Quando um aluno é adicionado manualmente, o e-mail dele não fica vinculado a uma venda. Ou seja, se o cliente pedir reembolso, o acesso não será removido automaticamente. Nesse caso, é necessário remover o aluno manualmente da plataforma para que ele perca o acesso.


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Actualizado em: 18/04/2025