Como integrar o Spedy
O Spedy é um software emissor de nota fiscal. O foco de atuação é o mercado digital, permitindo que info produtores automatizem atividades e tenham mais tempo de atuar de forma estratégica.
Após logar em sua conta na Spedy, clique em Apps no menu lateral e no card da Cakto, clique no botão Desabilitado ou no botão Mais Ações (três pontos) > + Nova Integração.
Na tela exibida, o botão Habilitar integração já estará ativado.
Em Qual modelo de nota fiscal? será definido o modelo de nota fiscal que será utilizado por padrão nas vendas. Se precisar, você poderá modificar o modelo de forma específica no cadastro do produto.
A opção Quando emitir a nota fiscal? definirá em que momento a nota fiscal será emitida para as vendas integradas:
Antes de habilitar a emissão automática é necessário emitir uma nota fiscal para validação. Por isso, ao habilitar a integração, por padrão, as vendas serão integradas com o modo de emissão Não emitir automaticamente. Posteriormente, após validar a emissão de nota, será possível habilitar a emissão automática.
Na geração da venda: A venda será integrada logo após geração na plataforma de vendas, mesmo sem a aprovação do pagamento e a nota fiscal será emitida automaticamente;
Emitir após o período de garantia: A nota será emitida automaticamente após o período de garantia da venda;
Emitir quando o pagamento for aprovado: A nota será emitida automaticamente após a aprovação do pagamento da venda;
Não emitir automaticamente: A nota deverá ser emitida manualmente na tela de vendas.
Homologada a emissão de nota fiscal, se for preciso importar vendas retroativas, selecione a opção Não emitir automaticamente, para evitar a emissão de nota fiscal em competência indevida. Após a integração das vendas retroativas, habilite novamente a emissão automática conforme preferência.
A opção Enviar nota fiscal via email para o cliente? define se, após autorização da nota, ela será ou não enviada via e-mail ao cliente.
Já a opção Cancelar nota fiscal quando houver um reembolso? define se a nota será ou não cancelada automaticamente quando houve aprovação de reembolso para a venda.
Agora, acesse sua conta na Cakto e, no Dashboard acesse o menu Integrações e em seguida clique no Spedy.
Nome: Cakto;
URL: Informe a Url exibida na tela de Configurações do app da Cakto na Spedy;
Selecione os Produtos: Selecione os produtos desejados;
Chave Secreta Webhook: Informe uma chave de sua preferência. Copie e cole-a no campo Chave secreta do webhook na tela de Configurações do app da Cakto na Spedy.
No campo Chave Secreta do Webhook, informe a chave que você informou na Cakto.
No campo E-mail, informe o seu e-mail de acesso na Cakto.
No campo Data de início da integração, deve-se informar a data a partir da qual o sistema deverá importar as vendas. Este campo é utilizado quando existem vendas retroativas a serem integradas.
Por exemplo: a integração está sendo realizada no dia 05/10/2024. Contudo, existem vendas realizadas desde 01/10/2024. Logo, deverá ser informada a data 01/10/2024 para que as vendas retroativas sejam integradas.
Na Cakto não é possível importar vendas antigas via API. Se for necessário importar vendas antigas para a Spedy, estas vendas deverão ser exportadas na Cakto em arquivo .CSV e encaminhadas ao time de atendimento da Spedy, para que elas possam ser adicionadas na plataforma.
Se for trabalhar com a emissão automática da nota fiscal Após o período de garantia, no campo Dias de garantia, deverá ser informada a quantidade de dias de garantia. Informando os dias de garantia, o campo Data de garantia será preenchido na venda e a nota fiscal será emitida automaticamente após o período da garantia.
Clique em Salvar para concluir a configuração da integração da Spedy com a Cakto.
Em seguida, volte em sua conta na Cakto e clique em Salvar.
A partir de agora, suas vendas na Cakto começarão a aparecer no painel de vendas da Spedy automaticamente.
Habilitando Integração
Após logar em sua conta na Spedy, clique em Apps no menu lateral e no card da Cakto, clique no botão Desabilitado ou no botão Mais Ações (três pontos) > + Nova Integração.
Na tela exibida, o botão Habilitar integração já estará ativado.
Em Qual modelo de nota fiscal? será definido o modelo de nota fiscal que será utilizado por padrão nas vendas. Se precisar, você poderá modificar o modelo de forma específica no cadastro do produto.
A opção Quando emitir a nota fiscal? definirá em que momento a nota fiscal será emitida para as vendas integradas:
Antes de habilitar a emissão automática é necessário emitir uma nota fiscal para validação. Por isso, ao habilitar a integração, por padrão, as vendas serão integradas com o modo de emissão Não emitir automaticamente. Posteriormente, após validar a emissão de nota, será possível habilitar a emissão automática.
Na geração da venda: A venda será integrada logo após geração na plataforma de vendas, mesmo sem a aprovação do pagamento e a nota fiscal será emitida automaticamente;
Emitir após o período de garantia: A nota será emitida automaticamente após o período de garantia da venda;
Emitir quando o pagamento for aprovado: A nota será emitida automaticamente após a aprovação do pagamento da venda;
Não emitir automaticamente: A nota deverá ser emitida manualmente na tela de vendas.
Homologada a emissão de nota fiscal, se for preciso importar vendas retroativas, selecione a opção Não emitir automaticamente, para evitar a emissão de nota fiscal em competência indevida. Após a integração das vendas retroativas, habilite novamente a emissão automática conforme preferência.
A opção Enviar nota fiscal via email para o cliente? define se, após autorização da nota, ela será ou não enviada via e-mail ao cliente.
Já a opção Cancelar nota fiscal quando houver um reembolso? define se a nota será ou não cancelada automaticamente quando houve aprovação de reembolso para a venda.
Agora, acesse sua conta na Cakto e, no Dashboard acesse o menu Integrações e em seguida clique no Spedy.
Na tela exibida, clique em + Adicionar:
Preencha os campos da seguinte forma:
Nome: Cakto;
URL: Informe a Url exibida na tela de Configurações do app da Cakto na Spedy;
Selecione os Produtos: Selecione os produtos desejados;
Chave Secreta Webhook: Informe uma chave de sua preferência. Copie e cole-a no campo Chave secreta do webhook na tela de Configurações do app da Cakto na Spedy.
Agora, antes de salvar as informações na Cakto, precisamos concluir o preenchimento dos campos na Spedy.
No campo Chave Secreta do Webhook, informe a chave que você informou na Cakto.
No campo E-mail, informe o seu e-mail de acesso na Cakto.
No campo Data de início da integração, deve-se informar a data a partir da qual o sistema deverá importar as vendas. Este campo é utilizado quando existem vendas retroativas a serem integradas.
Por exemplo: a integração está sendo realizada no dia 05/10/2024. Contudo, existem vendas realizadas desde 01/10/2024. Logo, deverá ser informada a data 01/10/2024 para que as vendas retroativas sejam integradas.
Na Cakto não é possível importar vendas antigas via API. Se for necessário importar vendas antigas para a Spedy, estas vendas deverão ser exportadas na Cakto em arquivo .CSV e encaminhadas ao time de atendimento da Spedy, para que elas possam ser adicionadas na plataforma.
Se for trabalhar com a emissão automática da nota fiscal Após o período de garantia, no campo Dias de garantia, deverá ser informada a quantidade de dias de garantia. Informando os dias de garantia, o campo Data de garantia será preenchido na venda e a nota fiscal será emitida automaticamente após o período da garantia.
Clique em Salvar para concluir a configuração da integração da Spedy com a Cakto.
Em seguida, volte em sua conta na Cakto e clique em Salvar.
A partir de agora, suas vendas na Cakto começarão a aparecer no painel de vendas da Spedy automaticamente.
Actualizado em: 21/11/2024