Como funcionam os Webhooks?
O que são webhooks?
Os webhooks permitem que você envie informações de um aplicativo para outro, condicionadas a eventos, mesmo que a Cakto não tenha uma integração nativa com o seu aplicativo. É uma forma dos aplicativos “conversarem” um com o outro.
Por exemplo, se você deseja que a cada compra aprovada na Cakto, uma nova linha seja adicionada automaticamente à sua planilha do Google Sheets, você pode fazer isso com webhook + pouco de programação.
A Cakto envia os webhooks no formato JSON, garantindo flexibilidade e facilidade na integração com outros sistemas.
Vale lembrar que os webhooks são uma funcionalidade um pouco mais avançada, por isso, recomendamos que você só os utilize se tiver experiência em integração e programação.
Como criar um webhook?
Basta ir no menu Apps, e depois em Webhooks. Assim que acessar, clique em Adicionar e uma janela como a imagem a seguir irá aparecer para você fazer a configuração do seu webhook.
Após preencher as informações solicitadas e escolher os eventos que deseja, pode salvar e prontinho, seu webhook foi configurado!
Como testar os webhooks?
Recomendamos que você utilize um serviço gratuito como o Request Bin para gerar uma URL e testar o recebimento dos webhooks.
Após adicionar e salvar um webhook, basta clicar nos três pontinhos e selecionar Enviar evento de teste. Depois é só escolher o evento que deseja e enviar para disparar o evento teste, dessa forma você consegue verificar se tudo está funcionando conforme o esperado!
Documentação dos webhooks
Para mais informações sobre a documentação, acesse aqui.
Actualizado em: 30/11/2024