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Por que uma venda via cartão de crédito foi recusada?

Por que uma transação de cartão de crédito foi recusada?



Existem 4 principais motivos para uma transação de cartão de crédito ser recusada.

Saldo insuficiente
Validade ou código de segurança incorreto
Recusado pelo banco emissor
Antifraude

O que significa "Recusado pelo banco emissor"?



Isso quer dizer que o banco do seu cliente não aprovou a transação. Infelizmente, muitos bancos não informam o motivo específico da recusa mas baseado em nossa experiência, na maioria das vezes, isso acontece quando o cartão é bloqueado pelo banco por questões de segurança.

Sabe quando você tenta fazer uma compra e o banco barra o cartão para proteção? É algo assim que costuma ocorrer.
Nesses casos, a recomendação é que o cliente entre em contato com o banco para resolver e desbloquear o cartão.

Às vezes, um cliente pode tentar realizar várias compras seguidas, todas falhando. Ao acessar o seu dashboard, você verá várias recusas preenchendo a tela. Não se assuste!

Verifique os e-mails e os motivos das recusas no painel de Vendas. Se todas forem do mesmo cliente, entre em contato com ele para orientá-lo.
O número de recusas não significa que você perdeu o mesmo número de vendas.

Em quais situações o pagamento pode ser recusado pelo antifraude?



O sistema antifraude da Cakto não afeta negativamente a sua taxa de conversão, não se preocupe com isso!

Ele é voltado principalmente para impedir compras duplicadas de um mesmo produto ou quando detectamos que um comprador pode estar envolvido em fraudes em outras contas. O antifraude não interfere nas compras feitas por clientes legítimos.

Tive um boleto ou pix recusado, o que isso significa?



É raro que isso aconteça, mas caso o seu cliente gere vários boletos e pix em seguida, nosso sistema de antifraude irá bloquear com o intuito de evitar as compras duplicadas.

Nesses casos, pode orientar o seu cliente a efetuar o pagamento da primeira opção gerada e aguardar a compensação.


As recusas de pagamento são sempre responsabilidade do banco emissor do cartão, seja por falta de saldo ou por uma simples rejeição da compra, algo que acontece com frequência. O banco pode, inclusive, recusar a transação sem dar um motivo específico. Às vezes, ao tentar novamente após algum tempo, a compra pode ser aprovada, ou o cliente acaba usando outro cartão que passa sem problemas.

Recusas de cartão sempre farão parte do seu negócio, então encare isso como uma estatística normal. Não vale a pena investir tempo buscando maneiras de aumentar a taxa de aprovação, pois essa decisão está nas mãos do banco do cliente.


Não se preocupe demais com cartões recusados – isso faz parte do processo. O mais importante é você continuar dedicando seu tempo e energia para fazer o seu negócio crescer, criando novas páginas de vendas, lançando produtos incríveis e investindo em anúncios.

Saiba que a Cakto está aqui ao seu lado, fazendo o possível para garantir que o máximo de compras seja aprovado. Somos seus parceiros de verdade, tanto em tecnologia quanto em pagamentos, e você pode contar com a gente em cada passo da sua jornada!

Actualizado em: 06/11/2024