Por que uma venda via cartão de crédito foi recusada?
Por que uma transação de cartão de crédito foi recusada?
Existem 4 principais motivos para uma transação de cartão de crédito ser recusada.
- Saldo insuficiente
- Validade ou código de segurança incorreto
- Recusado pelo banco emissor
- Antifraude
O que significa "Recusado pelo banco emissor"?
Isso quer dizer que o banco do seu cliente não aprovou a transação. Infelizmente, muitos bancos não informam o motivo específico da recusa mas baseado em nossa experiência, na maioria das vezes, isso acontece quando o cartão é bloqueado pelo banco por questões de segurança.
Sabe quando você tenta fazer uma compra e o banco barra o cartão para proteção? É algo assim que costuma ocorrer.
Nesses casos, a recomendação é que o cliente entre em contato com o banco para resolver e desbloquear o cartão.
Às vezes, um cliente pode tentar realizar várias compras seguidas, todas falhando. Ao acessar o seu dashboard, você verá várias recusas preenchendo a tela. Não se assuste!
Verifique os e-mails e os motivos das recusas no painel de Vendas. Se todas forem do mesmo cliente, entre em contato com ele para orientá-lo.
O número de recusas não significa que você perdeu o mesmo número de vendas.
Em quais situações o pagamento pode ser recusado pelo antifraude?
O sistema antifraude da Cakto não afeta negativamente a sua taxa de conversão, não se preocupe com isso!
Ele é voltado principalmente para impedir compras duplicadas de um mesmo produto ou quando detectamos que um comprador pode estar envolvido em fraudes em outras contas. O antifraude não interfere nas compras feitas por clientes legítimos.
Tive um boleto ou pix recusado, o que isso significa?
É raro que isso aconteça, mas caso o seu cliente gere vários boletos e pix em seguida, nosso sistema de antifraude irá bloquear com o intuito de evitar as compras duplicadas.
As recusas de pagamento são sempre responsabilidade do banco emissor do cartão, seja por falta de saldo ou por uma simples rejeição da compra, algo que acontece com frequência. O banco pode, inclusive, recusar a transação sem dar um motivo específico. Às vezes, ao tentar novamente após algum tempo, a compra pode ser aprovada, ou o cliente acaba usando outro cartão que passa sem problemas.
Recusas de cartão sempre farão parte do seu negócio, então encare isso como uma estatística normal. Não vale a pena investir tempo buscando maneiras de aumentar a taxa de aprovação, pois essa decisão está nas mãos do banco do cliente.
Não se preocupe demais com cartões recusados – isso faz parte do processo. O mais importante é você continuar dedicando seu tempo e energia para fazer o seu negócio crescer, criando novas páginas de vendas, lançando produtos incríveis e investindo em anúncios.
Saiba que a Cakto está aqui ao seu lado, fazendo o possível para garantir que o máximo de compras seja aprovado. Somos seus parceiros de verdade, tanto em tecnologia quanto em pagamentos, e você pode contar com a gente em cada passo da sua jornada!
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Actualizado em: 18/04/2025