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Em quais situações a Cakto pode reembolsar uma venda?

A Cakto pode realizar reembolsos em algumas situações específicas, visando garantir a segurança e a satisfação dos clientes.

Reembolso solicitado pelo cliente dentro de 7 dias de garantia



De acordo com o Código de Defesa do Consumidor no Brasil, o comprador tem o direito de desistir da compra e pedir reembolso dentro de 7 dias. O cliente pode solicitar diretamente ao produtor do conteúdo ou, se preferir, entrar em contato com a Cakto através do formulário de reembolso. A equipe da Cakto processará o reembolso, desde que haja saldo disponível na conta do vendedor.

Alerta de Possível Chargeback



O chargeback ocorre quando um cliente entra em contato com o banco e afirma não reconhecer uma compra realizada com seu cartão de crédito. Esse processo é diferente de um reembolso tradicional, pois o chargeback é uma solicitação feita diretamente pelo banco, funcionando como um "reembolso forçado" para o cliente.

No caso das transações de cartão de crédito, existe um limite de 1,5% de chargebacks que, se ultrapassado, pode resultar em penalidades financeiras ou até mesmo no descredenciamento das operadoras de cartão. Por isso, é sempre preferível realizar um reembolso do que permitir que uma transação seja convertida em chargeback.

A fim de minimizar os chargebacks, alguns bancos e bandeiras de cartões implementaram sistemas de alerta. Quando uma venda tem grande probabilidade de resultar em um chargeback, o sistema de monitoramento da Cakto avisa, indicando que há mais de 99% de chance de que a transação será contestada. Nesse caso, recomendamos o reembolso imediato para evitar o aumento da taxa de chargebacks.

Felizmente, esses alertas são raros, ocorrendo em apenas uma pequena fração das vendas, geralmente entre 0,1% e 0,3% do total. Não se preocupe!

Suspeita de Fraude



Se nosso sistema identificar que uma transação tem mais de 95% de chance de ser fraudulenta, automaticamente procederemos com o cancelamento e reembolso. Um exemplo comum de fraude é o uso de múltiplos cartões de crédito para tentar adquirir o mesmo produto ou a tentativa de compras repetidas em um curto período. Quando isso ocorre, essas transações serão canceladas e reembolsadas.

Embora fraudes sejam uma realidade em vendas de produtos digitais, elas raramente representam mais de 0,5% do total de vendas.

Conteúdo Proibido



Nos reservamos o direito de realizar reembolsos de vendas que envolvem conteúdo proibido, de acordo com nossa Política de Conteúdo . Então você vender produtos ilegais ou qualquer outro conteúdo que infrinja a lei, as vendas serão imediatamente reembolsadas e a conta do vendedor poderá ser bloqueada.

Considerações Finais



Sabemos que é frustrante ter que lidar com cancelamentos, reembolsos ou chargebacks. Esses incidentes fazem parte do processo de vendas online mas a boa notícia é que, ao vender produtos digitais, você não tem custos com envio ou logística, o que diferencia esse modelo de e-commerce de lojas que comercializam produtos físicos, onde cada devolução ou chargeback pode resultar em prejuízo.

Ao precificar seu produto, é importante considerar que uma porcentagem das suas vendas será reembolsada devido a desistências (geralmente entre 3% e 10%), enquanto uma porcentagem menor pode sofrer chargeback ou ser marcada como fraude (0,2% a 1%).

Por isso, o mais importante é direcionar sua energia para o que realmente importa: impulsionar o crescimento do seu negócio e conquistar cada vez mais vendas!

Actualizado em: 07/11/2024