Artigos sobre: Checkout

Como configurar upsell e downsell na Cakto?

O que é upsell e downsell?



O upsell é um produto oferecido imediatamente após a compra inicial do cliente. Como os dados do cartão são armazenados, o cliente pode aceitar a oferta com um único clique e ser cobrado de forma instantânea.

O downsell funciona de forma semelhante, com o objetivo de aumentar o ticket médio, mas oferecendo uma opção com valor inferior à oferta original.

Você pode elevar seu faturamento em até 25% ao oferecer uma upsell com apenas 1 clique.

Como configurar o upsell e/ou downsell?



Para começar com sua configuração, precisará de:

Produto principal
Produto upsell/downsell
Página para aceitar upsell/downsell


Produto principal



O produto principal é aquele que você oferece por meio do nosso sistema de pagamento, sendo a primeira oferta que atrai seus clientes.

Por exemplo, você pode criar um curso sobre como preparar um bolo. Esse seria o seu produto principal.

(Se você está lendo este tutorial, é bem provável que já tenha criado o seu produto principal.)

Produto upsell/downsell



Esse produto não é o principal, mas sim uma oferta adicional que será apresentada ao cliente logo após a compra inicial. Ele redirecionará o cliente para o checkout para efetuar uma nova compra.

A oferta de upsell/downsell é exibida imediatamente após a confirmação da compra do produto principal.

Página para aceitar upsell/downsell



Você precisará criar uma página onde o cliente possa aceitar (ou recusar) a oferta sua oferta upsell/downsell. Essa página será exibida imediatamente após a confirmação do pagamento do produto principal e deve incluir informações detalhadas sobre o produto, como preço, benefícios e outros dados importantes.

Você pode criar essa página usando o seu criador de sites (por exemplo, Klickpages, Elementor, OptimizePress), ou pode também ser uma página HTML comum. O mais importante é estruturar a página de maneira clara e publicá-la. Você vai precisar ter a URL de acesso à página.

Configurando a página de aceitar upsell/downsell



Agora, no seu painel da Cakto, acesse a aba Produtos, escolha o produto que deseja configurar seu funil e selecione Upsell ou Downsell.



Dentro dessas páginas, você encontrará a opção Este produto tem uma página de agradecimento personalizada ou upsell. Ao ativar essa opção, você poderá inserir a URL da página de aceitação do upsell (a que você criou anteriormente) no campo indicado.

Em seguida, clique no botão Gerador de Upsell para prosseguir com a configuração e personalização dos direcionamentos e botões para o aceite ou recusa do seu funil.



Você também pode personalizar o texto do botão, a mensagem de recusa da oferta e até mesmo a cor do botão.

Após escolher o produto e concluir toda a configuração, role para baixo para visualizar a prévia do botão. Quando estiver satisfeito, clique em Gerar para finalizar.



Você copiará um código como esse:

<div>
 <meta charset="UTF-8">
   <cakto-upsell-buttons>
      <cakto-upsell-accept
        bg-color="#0f7865"
        text-color="#ffffff"
        upsell-accept-url="members_area"
        offer-id="AA58c2n"
        app-base-url="https://app.cakto.com.br"
        offer-type="upsell"
        upsell-reject-url="https:"   
      >
        Sim, quero aproveitar a oferta!
      </cakto-upsell-accept>
      <cakto-upsell-reject
        upsell-reject-url="https:"       
      >
        Não, eu não quero aproveitar a oferta
      </cakto-upsell-reject>
    </cakto-upsell-buttons>  

     <!-- Descomente o código abaixo para estilzar o css dos botões -->
      <!-- 
          /* Botão de aceitar upsell */
          cakto-upsell-accept::part(button) {
              background-color: red;
              color: white;
              /* Ajuste do tamanho do botão 
              Descomente o código abaixo para definir um tamanho customizado para o botão */
              /* width: 100vw; */
          }

          /* Botão de rejeitar upsell */
          cakto-upsell-reject::part(button) {
              background-color: blue;
              color: white;
          }
      </style> -->

  </script>
 </div>


Agora, você precisará inserir o código HTML gerado na página de aceitação do upsell, no local onde deseja que o botão seja exibido. Você pode posicioná-lo em diferentes partes da página, conforme sua preferência!

Lembre-se, não copie o código acima, pois ele é apenas um exemplo. O código correto deve ser gerado diretamente no painel da Cakto.

Após a compra do seu produto principal, o cliente será automaticamente redirecionado para a URL configurada. Nessa página, ele poderá clicar no botão para aceitar ou recusar a oferta do seu upsell/downsell.

Como testar o Script?



Agora, vá até o site onde você colou o código HTML gerado e clique no botão de aceitar ou recusar a oferta para ser redirecionado ao checkout.

Por exemplo, se a sua página de upsell/downsell for https://www.meuprodutocakto.com.br, clique na oferta para testá-la!

Isso permitirá que, ao clicar no botão de upsell/downsell, você visualize a caixa de confirmação do pagamento e teste o processo completo.

É possível fazer upsells múltiplas ou downsell?



Sim, é possível configurar múltiplos upsell/downsell. Você pode oferecer várias ofertas adicionais em sequência, com diferentes produtos ou preços, dependendo da interação do cliente. Cada oferta será apresentada após a compra do produto principal, ou após a recusa de uma oferta anterior, criando um funil de vendas otimizado para aumentar seu faturamento.

Você pode configurar isso no gerador de botão de upsell.

A lógica para adicionar uma nova upsell/downsell é sempre a mesma. Então para cada nova oferta de upsell/downsell, basta repetir o processo de criação e gerar um novo botão para cada URL correspondente.


Preparamos um vídeo explicativo para te ajudar a entender melhor:

Actualizado em: 01/12/2024