Como configurar upsell e downsell na Cakto?
O que é upsell e downsell?
O upsell é um produto oferecido imediatamente após a compra inicial do cliente. Como os dados do cartão são armazenados, o cliente pode aceitar a oferta com um único clique e ser cobrado de forma instantânea.
O downsell funciona de forma semelhante, com o objetivo de aumentar o ticket médio, mas oferecendo uma opção com valor inferior à oferta original.
Você pode elevar seu faturamento em até 25% ao oferecer uma upsell com apenas 1 clique.
Como configurar o upsell e/ou downsell?
Para começar com sua configuração, precisará de:
Produto principal
Produto upsell/downsell
Página para aceitar upsell/downsell
Produto principal
O produto principal é aquele que você oferece por meio do nosso sistema de pagamento, sendo a primeira oferta que atrai seus clientes.
Por exemplo, você pode criar um curso sobre como preparar um bolo. Esse seria o seu produto principal.
(Se você está lendo este tutorial, é bem provável que já tenha criado o seu produto principal.)
Produto upsell/downsell
Esse produto não é o principal, mas sim uma oferta adicional que será apresentada ao cliente logo após a compra inicial. Ele redirecionará o cliente para o checkout para efetuar uma nova compra.
A oferta de upsell/downsell é exibida imediatamente após a confirmação da compra do produto principal.
Página para aceitar upsell/downsell
Você precisará criar uma página onde o cliente possa aceitar (ou recusar) a oferta sua oferta upsell/downsell. Essa página será exibida imediatamente após a confirmação do pagamento do produto principal e deve incluir informações detalhadas sobre o produto, como preço, benefícios e outros dados importantes.
Você pode criar essa página usando o seu criador de sites (por exemplo, Klickpages, Elementor, OptimizePress), ou pode também ser uma página HTML comum. O mais importante é estruturar a página de maneira clara e publicá-la. Você vai precisar ter a URL de acesso à página.
Configurando a página de aceitar upsell/downsell
Agora, no seu painel da Cakto, acesse a aba Produtos, escolha o produto que deseja configurar seu funil e selecione Upsell ou Downsell.
Dentro dessas páginas, você encontrará a opção Este produto tem uma página de agradecimento personalizada ou upsell. Ao ativar essa opção, você poderá inserir a URL da página de aceitação do upsell (a que você criou anteriormente) no campo indicado.
Em seguida, clique no botão Gerador de Upsell para prosseguir com a configuração e personalização dos direcionamentos e botões para o aceite ou recusa do seu funil.
Você também pode personalizar o texto do botão, a mensagem de recusa da oferta e até mesmo a cor do botão.
Após escolher o produto e concluir toda a configuração, role para baixo para visualizar a prévia do botão. Quando estiver satisfeito, clique em Gerar para finalizar.
Você copiará um código como esse:
<div>
<meta charset="UTF-8">
<cakto-upsell-buttons>
<cakto-upsell-accept
bg-color="#0f7865"
text-color="#ffffff"
upsell-accept-url="members_area"
offer-id="AA58c2n"
app-base-url="https://app.cakto.com.br"
offer-type="upsell"
upsell-reject-url="https:"
>
Sim, quero aproveitar a oferta!
</cakto-upsell-accept>
<cakto-upsell-reject
upsell-reject-url="https:"
>
Não, eu não quero aproveitar a oferta
</cakto-upsell-reject>
</cakto-upsell-buttons>
<!-- Descomente o código abaixo para estilzar o css dos botões -->
<!--
/* Botão de aceitar upsell */
cakto-upsell-accept::part(button) {
background-color: red;
color: white;
/* Ajuste do tamanho do botão
Descomente o código abaixo para definir um tamanho customizado para o botão */
/* width: 100vw; */
}
/* Botão de rejeitar upsell */
cakto-upsell-reject::part(button) {
background-color: blue;
color: white;
}
</style> -->
</script>
</div>
Agora, você precisará inserir o código HTML gerado na página de aceitação do upsell, no local onde deseja que o botão seja exibido. Você pode posicioná-lo em diferentes partes da página, conforme sua preferência!
Lembre-se, não copie o código acima, pois ele é apenas um exemplo. O código correto deve ser gerado diretamente no painel da Cakto.
Após a compra do seu produto principal, o cliente será automaticamente redirecionado para a URL configurada. Nessa página, ele poderá clicar no botão para aceitar ou recusar a oferta do seu upsell/downsell.
Como testar o Script?
Agora, vá até o site onde você colou o código HTML gerado e clique no botão de aceitar ou recusar a oferta para ser redirecionado ao checkout.
Por exemplo, se a sua página de upsell/downsell for https://www.meuprodutocakto.com.br, clique na oferta para testá-la!
Isso permitirá que, ao clicar no botão de upsell/downsell, você visualize a caixa de confirmação do pagamento e teste o processo completo.
É possível fazer upsells múltiplas ou downsell?
Sim, é possível configurar múltiplos upsell/downsell. Você pode oferecer várias ofertas adicionais em sequência, com diferentes produtos ou preços, dependendo da interação do cliente. Cada oferta será apresentada após a compra do produto principal, ou após a recusa de uma oferta anterior, criando um funil de vendas otimizado para aumentar seu faturamento.
Você pode configurar isso no gerador de botão de upsell.
A lógica para adicionar uma nova upsell/downsell é sempre a mesma. Então para cada nova oferta de upsell/downsell, basta repetir o processo de criação e gerar um novo botão para cada URL correspondente.
Preparamos um vídeo explicativo para te ajudar a entender melhor:
Actualizado em: 01/12/2024